2 de abr. de 2013

PIERCING E TATUAGEM EXIGEM CUIDADOS ESPECIAIS


Tatuagens e piercings expressam no corpo momentos de rebeldia, estilo, lembranças, juventude e liberdade, entre outros significados. Para realizar essas intervenções na pele, porém, é preciso ter alguns cuidados, que, se não observados, especialmente nos primeiros dias, podem acarretar alergias e infecções, prejudicando a cicatrização da tatuagem ou piercing, podendo até interferir no resultado final.

“Os riscos são muitos e, por isso, é preciso se preocupar com os detalhes, como a escolha de onde será feita a aplicação e do profissional habilitado. Verificar a higiene do local, conferir se o espaço conta com a aprovação de órgãos fiscalizadores e só utiliza instrumentos esterilizados são cuidados que podem reduzir a exposição ao risco de alguma doença ou infecção”, alerta a dra. Anelisa Baungartner Lamberti, dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology.

Tanto para o piercing quanto para a tatuagem, é importante questionar e exigir o uso de agulhas estéreis e descartáveis. Além dos riscos do processo, existem também algumas possibilidades de alergias, quelóides e inflamações após a realização dos procedimentos. “Pessoas que apresentam baixa imunidade, tendência a apresentar quelóides, portadores de doenças autoimunes, pacientes em tratamento de quimioterapia ou gestantes devem fugir dos  piercings e tatuagens”, afirma a dermatologista.

“O piercing e a tatuagem são identificados como corpos estranhos pela pele, podendo ser rejeitados pelo organismo”, completa a dermatologista.

Além dos riscos à saúde, existem também aspectos psicológicos que devem ser considerados. “É importante refletir antes de definir o local e o desenho escolhidos para a tatuagem, bem como a peça que será aplicada no piercing, uma vez que ficarão para sempre registrados no corpo”, lembra a especialista.

Para minimizar os riscos de complicações e obter uma cicatrização saudável, a dra. Anelisa  elenca  algumas dicas:

CUIDADOS COM AS TATOOS

• Manter a tatuagem sempre limpa: é importante lavar o local com água fria ou morna e usar sabão neutro, sem esfregar a região. Evitar água muito quente e banhos demorados e, na seqüência,  enxugar bem o local com toalha macia. Sobre as tatuagens, o ideal é passar uma camada fina de pomada antibiótica, à base de Neomicina+Bacitracina, sempre com orientação médica. 

• Evitar exposição ao sol: manter a área recém-tatuada longe do sol. É importante protege-la com roupas e usar protetor solar. O sol pode deixar manchas indesejáveis.

• Fazer curativo:  recomenda-se deixar a tatuagem protegida durante os três ou quatro primeiros dias. Após esse período, o ideal é passar uma pomada antibiótica, à base de Neomicina+Bacitracina, sempre com orientação médica, até que o processo de cicatrização esteja completo.

• Não retirar as casquinhas: Não friccionar o local nem remover as casquinhas, deixando que caiam naturalmente.
• Hidratar a região tatuada: aplicar um hidratante neutro várias vezes ao dia na pele que está se recuperando.

CUIDADOS COM OS PIERCINGS (exceto na região da boca):

• Manter o piercing sempre limpo: lavar o local com sabonete antisséptico, movendo suavemente a peça e depois usar um spray antisséptico como Neba-Sept, ou soro fisiológico, duas ou três vezes ao dia, durante ao menos três meses.

• Não retirar as casquinhas: as casquinhas vão cair naturalmente durante o processo de higienização do local; lavar com sabonete e secar bem com cot
onete. Não remover casquinhas mesmo quando elas estiverem secas, pois isso pode prejudicar o processo de cicatrização.

• Para uma boa cicatrização deve-se evitar banhos de mar ou piscina e sauna nos primeiros meses e não tocar no piercing sem necessidade. Além disso, evitar peças pesadas que com o tempo podem alargar o orifício e mesmo rasgar a pele.

Nenhum comentário: